09 agosto, 2011

10.000 A.C


    Incrível como certas coisas voltam a tona sem mesmo fazermos o esforço de lembrar. Hoje a tarde, dormi por cerca de 4 horas, algo muito desequilibrado para qualquer pessoa, mas não para um indivíduo de férias, que por  completa intenção praticamente madrugou, e por isso, computou ao total somente 2h de sono. Pois bem, sempre há algo de interessante em passar a noite madrugando, ainda mais quando se está em casa, no deleite do próprio sofá: "Como é bom colocar os filmes em dia, e acrescentar outros tantos". 
Bueno, tosa essa introdução é somente para dizer que acabei sonhando com algumas cenas de um filme que na época em que ele passou no cinema não tive a oportunidade, ou mesmo a vontade de dirigir-me até ao cinema. Atualmente é o (Mega Filme) do canal de televisão a cabo TNT. Por ser esse canal um dos que mais assisto não perderia essa estréia nem mesmo não estando em férias.
   10.000 A.C é um filme um pouco diferente de todos que já assisti. O filme trata de uma tribo "pré-histórica" a 12.000 anos da nossa era. O Roteirista não se preocupou em colocar alguma evidência a despeito da localidade da tribo. Pode ser muitas localidades, no entanto o mais sensato e que da a entender é que seja não muito longe da Península do Sinai e próximo do Saara, e claro ter um área montanhosa. Porquê disso? Pois apresenta uma região gelada, com uma estação inteira nevando, com marcha de poucos dias perto de uma região desértica e quente, ou seja, descer a montanha o clima muda, e traços de uma incipiente civilização, que seja provável a ser próxima ao crescente fértil,de onde há as evidências mais clara de estudos sobre os povos mais antigos. Porém ao mesmo tempo fica difícil identificar pois passa-se no momento da glaciação, então  fica esse enigma, pois o factor do clima já não pode mais servir como base de interpretação.
     Bueno vamos ao elenco então. Primeiramente tenho que destacar a direcção.
     Roland Emmerich: Eis alguns filmes dessa personalidade: Soldado Universal (1992) "Clássico"; Independence Day (1996) "sempre fui fã desse filme, hoje dou risada.... é interessante notar que por ser o autor deste filme 10.000 A.C (2008) provavelmente reflectem mensagens que denunciam um realidade Norte- americana de hoje, ou que faça associação a superpotência; Godzzila (1996) " Já sabem em que lugar do mundo ele é odiado né"; O Patriota (2000) "para mim o melhor filme que já dirigiu, apesar de que também exalta demais a grande sensação do século XX, os E.U.A, mas ele só é patriótico, e isso não é crime, crime é não criticar sua intenção via cinema"; O dia depois de amanhã (2004) "não é um dos seus filmes que aprecio"; 2012 (2009) "Ainda quero assistir".

Ai está posto um pouco da sua Filmografia, pelo menos alguns dos principais filmes. Agora passamos para o elenco:
     Vou começar com a cereja do bolo, Camilla Belle: Tinha que fazer alusão a ela, pois a história toda é voltada para o Romance de Evolet e D'Leh. Não vou mentir, que menininha da caverna mais linda e meiga. Nossa, imagina se, apesar da falta de perfume e cabelo seboso todas as mulheres a 12.000 fossem daquele jeito, certo que investiria 90% de minha ocupação em construir uma máquina do tempo. Pode crer, Camilla Belle consegue ser inferior que do que maquiada como Evolet. Nunca pensei nisso, mas como é bom sonhar que se é um "pré-histórico". Bueno, Já Steven Strait, o incrível D'leh, o salvador da era glacial, o Aragon do mundo dos Mamutes, parece um grande roqueiro rebelde.... no entanto como fonte de alimento para a massa midiática e marketing el caiu perfeitamente no papel..... Bueno, não tenho vontade de comentar além desses dois personagens, vamos partir para o filme.
     Se através dessas próximas palavras eu desiludir a grande maioria das pessoas que viram esse filme e acreditam numa fiel representação do mundo de antigamente, peço desculpas de antemão, digo até mais, desculpa por não colocar minha crítica aqui antes, é que não sabia mexer em blog, estou aprendendo ainda.
 Seguindo por aspectos básicos. Não sabia que os homens daquele período tinha o grande conhecimento do uso de cálcio como protecção dentária.... Mas é melhor assim, não quero imaginar Evolet com os dentes cariados, podres, com fedor de escremento, comendo comida em estado de putrefacção,cheia de hematomas, os lábios queimados e rachados do frio, nariz quase necrosado, unha pretas e roxas, pele ressecada, olhos vermelhos, pele ressecada, andando curvada, com os instintos de animais muito apurado, falando quase por monólogos e gestos..... e por final..... sem aparar seus pêlos..... TODOS PELOS! Seria terrível, não venderia nada, e lá vou saber se a actriz iria concordar com isso. Talvez tenham deixado aquele cabelo pois os filme retrata algo que tenha a ver com o mundo hoje, e os Rastafaris pré-históricos do filme combinam com o movimento hippie/reggae. Até os pedaços de carnes daquele filme parecem mais com filés do que qualquer entranha que serviria de alimento para o inverno. Porque não representá-los comendo ossos de animais e chupando tutano, que fazia com que sobrevivessem àquele inverno extremamente rigoroso.

Claro que esse filme não é de todo ruim, aliás é muito bom. Todo filme é muito rico, mas tem que saber criticá-lo, identificá-lo e qualificá-lo, conforme sua base de estudos..... a análise sempre deve ser feita pois o filme não é verdade mas mais um fonte a ser estudada. Futuramente colocarei mais Post, e até mesmo melhorarei este, espero que gostem e comentem, e não deixem de assistir 10.000 A.C

Forte Abraço
Zé do Grito


Nenhum comentário:

Postar um comentário